Trabalho infantil é crime
[pic]
O trabalho infantil é uma pratica proibida por lei. Especialmente formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil, que não são apenas proibidas, mas também constituem crime.
O trabalho infantil é algum que infelizmente é comum em países subdesenvolvidos. Um exemplo é o Brasil, que em certas regiões mais pobres este trabalho é bastante comum. A maioria das vezes ocorre devido à necessidade de ajudar financeiramente a família. Muitas destas famílias são geralmente de pessoas pobres que possuem muitos filhos.
Apesar de existir leis que proíbam oficialmente este tipo de trabalho, é comum nas grandes cidades brasileiras a presença de menores em cruzamentos de vias de grande tráfego, vendendo coisas de pequeno valor como doce, e até se oferecendo para limpar os carros. Apesar dos pais serem oficialmente responsáveis pelos filhos, não é hábito dos darem a ele uma punição. A ação da justiça aplica-se mais a quem contrata menor, mesmo assim as penas não chegam a ser aplicadas.
O trabalho infantil no Brasil ainda é um grande problema social. Milhares de crianças ainda deixam de ir à escola e ter seus direitos preservados, e trabalham desde a mais tenra idade na lavoura, campo, fábrica ou casas de família, muitos deles sem receber remuneração alguma. Hoje em dia, em torno de 4,8 milhões de crianças de adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando no Brasil, segundo PNAD 2007. Desse total, 1,2 milhão estão na faixa entre 5 e 13 anos.
Apesar de no Brasil, o trabalho infantil ser considerado ilegal para crianças e adolescentes entre 5 e 13 anos, a realidade continua sendo outra. Para adolescentes entre 14 e 15 anos, o trabalho é legal desde que na condição de aprendiz.
O Peti (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil) vem trabalhando arduamente para erradicar o trabalho infantil. Infelizmente mesmo com todo o seu empenho, a previsão é de poder atender com seus projetos, cerca de 1,1 milhão de crianças e