TRABALHO INFANTIL NO BRASIL
Muitas crianças abandonam a escola para ajudar os pais a alimentar a família. Entretanto, muitas são obrigadas pelos pais a trabalharem pois esses, que deveriam protegê-las, são viciados e precisam de dinheiro para continuar com seu vício.
O trabalho infantil deve ser erradicado, pois impede que as crianças tenham um futuro promissor. Ao invés de estarem na escola, estão trabalhando.
Para que esta situação melhore, o Governo deve aprimorar os projetos sociais para que assim impeça o abandono da escola.
O que é o trabalho infantil
Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país. O trabalho infantil, em geral, é proibido por lei. Especificamente, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas, mas também constituem crime.
A exploração do trabalho infantil é comum em países subdesenvolvidos,e países emergentes como no Brasil, onde nas regiões mais pobres este trabalho é bastante comum. Na maioria das vezes isto ocorre devido à necessidade de ajudar financeiramente a família. Muitas destas famílias são geralmente de pessoas pobres que possuem muitos filhos. Apesar de existir legislações que proíbam oficialmente este tipo de trabalho, é comum nas grandes cidades brasileiras a presença de menores em cruzamentos de vias de grande tráfego, vendendo bens de pequeno valor monetário.
Apesar de os pais serem oficialmente responsáveis pelos filhos, não é hábito dos juízes puni-los. A ação da justiça aplica-se mais a quem contrata menores, mesmo assim as penas não chegam a ser aplicadas.
Trabalho Infantil no Brasil
As crianças devem se dedicar a estudar e a brincar, e não a trabalhar
0
416
943203
O trabalho infantil no Brasil ainda é um grande problema social. Milhares de crianças ainda