Trabalho Individual
Uma proposta ainda não adotada por muitas escolas é o uso de um espaço destinado ao brincar e aprender, conhecida como BRINQUEDOTECA. Um ambiente que deriva da palavra brinquedo, e como o próprio nome já diz, é um espaço para as crianças brincarem e aprenderem através do lúdico.
Um dos aspectos, se não o mais, que marcam na infância é o brincar. Toda a criança brinca independente da época, cultura ou classe social. Segundo SANTOS (1995, p.03) “O brinquedo é a essência da infância, e o brincar, um ato intuitivo e espontâneo”.
Sabendo que, a brincadeira é muito importante, uma das preocupações dos educadores foi criar um ambiente onde elas pudessem brincar e se desenvolver através de um professor que possibilitasse a criança explorar o mundo, descobrir-se, entender-se em relação a si mesma e a sociedade, de uma forma natural.
Em busca de satisfazer esta necessidade, foi desenvolvida a brinquedoteca.
O primeiro conceito de brinquedoteca surgiu em 1934, em Los Angeles. A ideia nasceu para solucionar o problema de um dono de uma loja de brinquedos, seguido de uma crise econômica. As crianças antes de irem para a escola furtavam os brinquedos desta loja. Para Solucionar o problema, a loja de brinquedos iniciou um serviço de empréstimo de brinquedos. Este serviço existe até os dias de hoje e é conhecido como “Los Angeles Toy Loan”, sendo um recurso comunitário.
No Brasil o surgimento de uma ideia de brinquedoteca deu-se em 1973,depois de uma grande exposição de brinquedos pedagógicos para crianças excepcionais, com a inauguração da APAE(Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) em São Paulo, onde foi implantado o sistema de rodizio de brinquedos