trabalho individual
PEDAGOGIA
PORTIFÓLIO
2011
portifólio
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Sociologia da Educação.
Tutora Eletrônica: Ana Paula de O. Regioli Pataro.
Prof. Okçana Battini
Umuarama
2011
Como já estudamos há tempos, o aluno deve ser considerado um sujeito interativo e ativo no processo de construção do seu conhecimento, uma vez que o mesmo contribui para o aprimoramento do seu conhecimento.
Nesse momento tão importante da construção do saber o professor tem papel fundamental, tendo em vista que normalmente entende-se que o professor possuiu mais experiências que os alunos ou pelo menos, experiências diferentes das já vividas por estes, cabendo ao professor avaliar também o que o aluno já sabe, sua bagagem cultural e intelectual para a construção efetiva da aprendizagem, enfim, seu conhecimento de mundo.
Diante de tais argumentos, Vygotsky entende que a construção do conhecimento se dará coletivamente, portanto, sem ignorar a ação do sujeito. Vale lembrar que para a construção dos alunos não existe somente a relação professor x aluno, mas também a relação aluno x aluno, pois cada um trás as suas próprias experiências e vivências que poderão ser compartilhadas no dia a dia.
Em uma sala de aula, o professor tem que ter sensibilidade para “perceber” o conhecimento que cada aluno já tem acerca de determinados assuntos e a partir deste conhecimento já adquirido dar continuidade ao processo de aprendizagem.
Deve-se levar em consideração que muitas vezes o aprendizado adquirido na prática fica bem mais fácil de ser verdadeiramente adquirido do que é aprendido apenas em aulas teóricas. Em razão disso o professor deve usar estratégias que facilitem o ensino aprendizagem e consequentemente a construção do conhecimento.
A exemplo disso podemos citar uma visita dos alunos ao