Trabalho individual unopar 4 semestre
2 A importância das Diretrizes na formação teórica e prática do professor de educação infantil Valorizar a educação infantil deve ser sempre prioridade do Estado quando o assunto é educação. Para tanto, investir na formação dos profissionais e garantir-lhes respaldo para colocar em prática suas habilidades não só é necessário, como é indispensável. Tendo isso, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil vêm acrescentar aos avanços que a Educação Infantil vem percorrendo. Ter princípios norteadores como os apresentados nas Diretrizes, possibilita ao educador se respaldar na lei a fim de obter excelência em seu trabalho desenvolvido. Tão importante quanto são para os educadores, as Diretrizes também sinalizam positivamente para as crianças e suas famílias, que se beneficiam da proposta pedagógica apresentada.
2.1 Organização e didática na educação infantil Um avanço extremamente significativo na Educação se dá a partir da Constituição Federal de 1988, onde a educação infantil passou a ser um dever do Estado e um direito da criança. O artigo 205 destaca que a educação é um direito de todos e o artigo 227 apresenta a criança e o adolescente como prioridade nacional:
Art. 205 – A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno exercício da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
Art. 227 – É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à