TRABALHO INDIVIDUAL TATY
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO .....................................................................................................10
REFERÊNCIAS 12
1. INTRODUÇÃO
Com a mobilização das classes operárias emergente das revoluções industriais no século XIX, a politica social surge e é entendida como estratégia de intervenção do governo nas relações sociais originadas no mundo da produção, ou seja, foi relacionada a um processo de mediação, como estratégia estatal entre interesses conflitivos. O processo de globalização que está em curso provoca profundas mudanças em vários setores da sociedade em um movimento acelerado de reorganização e reordenação social, cultural e institucional subordinado em linhas gerais à economia.
As politicas públicas começam a serem discutidas em espaços transnacionais, cujos acordos são impostos e aceitos a ponto de modificarem e influírem na execução e definição das politicas nacionais.
No contexto do Serviço Social, surge a necessidade de trabalhar o Planejamento, uma vez que na prática diária as demandas são direcionadas para projetos multiprofissionais que exigem a colaboração, conhecimento e experiência na área social.
Diante dos desafios apontados, o serviço social tem o planejamento como instrumento para o agir profissional, como ferramenta de gestão institucional e ainda o utiliza na formatação das políticas sociais, sendo este o âmbito maior de atuação do profissional de Serviço Social.
É possível afirmar que as politicas sociais surgiram da desigualdade na estrutura capitalista do Estado, onde a riqueza concentra-se nas mãos da minoria, sendo necessário criar estratégias para atender as demandas da sociedade civil, sendo o planejamento social um instrumentalizador dessas politicas sociais para o enfrentamento da questão social.
2. DESENVOLVIMENTO
O planejamento situa-se como uma das possibilidades de influir em mudança