Trabalho individual pedagogia unopar 7º semestre
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo integrar ideias presentes em duas obras analisadas, ambas relativas a criatividade, e apresentar as principais formas nas quais a criatividade se expressa no contexto escolar, mostrando a necessidade de trabalhar em relação a cada uma delas. A utilização intencional do espaço escolar para contribuir ao incremento da criatividade supõe trabalhar na direção de conseguir conciliar aquilo que foi pesquisado e aquilo que o professor traz de bagagem para a sala de aula para poder incrementar e transmitir, de forma clara e precisa, os conhecimentos e desenvolver as habilidades necessárias para o desenvolvimento criativo presente dentro de cada um.
2 DESENVOLVIMENTO
Criatividade é uma palavra que indica a capacidade de criar, produzir e inventar coisas novas. Ela pode ser aplicada em todas as áreas da vida, ser criativo é pensar diferente, e mais do que isso, fazer a diferença.
Cada vez mais é reconhecida a importância da criatividade no contexto escolar, bem como a necessidade de desenvolver estratégias e ações para a sua estimulação e desenvolvimento dentro deste ambiente. A criatividade e a inovação, apesar de serem importantes para o desenvolvimento da educação, não constituem hoje valores reais na maioria das instituições educativas.
Podemos perceber com clareza na discrepância entre um discurso aceito, onde a criatividade é reconhecida, e uma realidade em que a criatividade não consegue, salvo exceções, expressões significativas. E isso lembra o que disse NUÑES e SANTOS (2012), quando falam a respeito da crença, em sua obra “O PROFESSOR E A FORMAÇÃO DOCENTE: A CRIATIVIDADE E AS CRENÇAS EDUCATIVAS, ONDE ESTÃO?”.
Nesta obra, compreende-se a criatividade como potencialidade humana, e segundo a mesma, é preciso crer para que se possa colocar em prática essa tal criatividade. Pois