Trabalho Individual Mauricio
Na verdade, o político juntamente como pedagógico é visto como um processo favoráveis a efetivação de sua intencionalidade constitutiva, levando assim, todos os membros da comunidade escolar o exercício da cidadania.
Ora, uma das coisas que precisamos saber, é que não se pode entender a questão política-pedagógica com mecanismos dissociados e/ou avulsos, quando ambos andam juntos.
A maior obrigação da escola é educar e, por falar em educação, sabemos que ela é um dos fatores responsáveis pela transformação e evolução da sociedade.
Portanto, precisa dar sua contribuição. Ela ajuda os educandos à "abrir os olhos" no sentido de perceberem e defenderem seus direitos perante a sociedade, proporcionando-lhes uma maior visão acerca do que compete a eles desenvolver na sociedade em que estão inseridos. Mais ou menos nessa linha Gadotti enfatiza o seguinte:
"Todos não terão acesso à educação enquanto todos trabalhadores e não trabalhadores em educação, estado e sociedade civil - não se interessarem por ela. A educação para todos o supõe todos pela educação" (2001,p.40)
Para que a construção do P.P.P seja efetivada não necessariamente se deve induzir os professores, a equipe escolar e os funcionários a trabalhar mais, mas oferecer oportunidades que lhes possibilitem aprender a pensar e a moldar o projeto pedagógico da melhor maneira possível.
Isso nos possibilita entender que a escola não deve seguir normas impostas pelo poder, centralizador, mas sim "caminhar com suas próprias pernas". Pois a escola dessa forma, ou seja, seguindo as ordens da elite, passa a ser vista como inserida na sociedade