trabalho individual Leidiane
INTRODUÇÃO 3
Desenvolvimento .........................................................................................................4
1.0 - A Avaliação nos anos iniciais de ensino fundamental 4
1.1 – Memorial “A avaliação na minha vida escolar”. 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................................8
REFERÊNCIAS............................................................................................................9
INTRODUÇÃO
Esta produção textual tem como foco o estudo sobre a avaliação nos anos iniciais do ensino fundamental bem como refletir sobre a minha história de sucessos e insucessos com a avaliação e na escola em geral.
Contrapondo a uma escola seletiva na qual a avaliação tinha como objetivo medir resultados finais em detrimento da aprendizagem consideramos que a avaliação tem como objetivo regular adaptar a pratica pedagógica as necessidades dos alunos.
Com a intenção de melhorar o quadro atual da situação educacional brasileira, a nova reforma proposta a partir da Lei 9394/96 fundamenta-se num processo de avaliação como garantia de qualidade do ensino. O artigo 9º Titulo IV da referida Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional diz que: A União incubuir-se-à de:
Inciso VI – Assegurar processo nacional de avaliação de rendimento do Ensino Fundamental, Médio e Superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria de qualidade do ensino.
Inciso VIII – Assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidades sobre esse nível de ensino. (LDB, 2010. p. 13)
Através de avaliações padronizadas no território nacional, a lei faz constar a necessidade de verificação da qualidade do ensino-aprendizagem, onde os dados obtidos apresentam-se como instrumentos importantes para repensar