Trabalho Individual II
Correta
Para Keynes, uma das razões fundamentais das crises econômicas reside no entesouramento da poupança (não consumo) pelos agentes econômicos, em relação à produção disponível na economia. Assim:
I. Não é automática, como entendiam os economistas clássicos, a associação entre poupança e investimentos.
II. Os gastos do governo poderiam tirar a economia dessa recessão, aumentando o nível de renda e de emprego da sociedade.
III. A mão invisível do mercado, levando sempre a economia ao equilíbrio, poderia falhar como, de fato, ocorreu na crise de 1929 e outras, anteriores e posteriores.
Com base nessas assertivas, podemos indicar que:
Resposta Selecionada:
e.
todas estão certas.
Pergunta 2
Correta
É um exemplo de política de rendas:
Resposta Selecionada:
d.
repasse de assistência à moradia popular.
Pergunta 3
Incorreta
A palavra economia deriva do grego oikonomia (de óikos, casa; nomos, lei) que significa a administração de uma casa, ou do Estado, e pode ser assim definida: Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Portanto, estuda o problema da produção e da distribuição de bens e serviços, produzidos pela sociedade para dar atendimento às necessidades de consumo da própria sociedade. Há diferentes tipos de bens, mas especificamente sobre os bens de consumo, podemos afirmar que:
Resposta Selecionada:
d.
São bens econômicos de uso durável que satisfazem direta e indiretamente as necessidades humanas.
Pergunta 4
Correta
Sobre equilíbrio no mercado monetário, considere as seguintes assertivas e responda o solicitado.
I. Quando existir excesso de demanda por moeda no motivo transação, haverá pressão para que os juros subam.
II. Só existirá elevação na demanda por moeda pelo