Trabalho Individual Angelica
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO .....................................................................................................08
REFERÊNCIAS 09
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos conceitos e da construção das políticas sociais com enfoque nos processos de planejamento.
Será abordado o planejamento em suas determinações históricas e conceituais, enfatizando o planejamento social como instrumento das Políticas Sociais. É importantíssimo entender os conceitos de cada tópico e saber observar os fatores determinantes da adoção das diversas políticas públicas ao longo dos anos. Aborda ainda as diferenças históricas, conceituais e metodológicas entre os tipos de planejamento, abordando a sua presença no espaço empresarial.
As contradições sociais existentes, as discriminações, as diversas formas de violência, a exclusão e a falta de acesso às oportunidades, ainda integram o contexto da sociedade brasileira. O Estado capitalista e desigual, não permitiu igualdade de divisão de riquezas de maneira igualitária, sendo assim necessária a criação das politicas sociais.
O entendimento do histórico do processo de planejamento das políticas sociais no Brasil, bem como os seus conceitos e as formas de planejamentos adotados pelo estado brasileiro no século XX contribuiu para criar e recriar políticas sociais interventivas e capazes de propiciar e assegurar melhores condições de vida à população.
Até meados dos anos 80, as políticas sociais no Brasil foram realizadas de forma extremamente centralizadas, desde a era Vargas até os governos dos generais.
Caminhou-se para a descentralização a partir, sobretudo, da Assembleia Nacional Constituinte de 1988, sendo a Carta Magma uma grande conquista.
2. DESENVOLVIMENTO
No período anterior à Revolução de 1930, as políticas sociais eram fragmentadas e de natureza