trabalho individual 8 semestre
O trabalho em tela versa sobre a presença da tecnologia na sociedade e no contexto escolar, os desafios enfrentados pelos alunos do EJA dentro desta realidade, as características destes alunos e como usar as tecnologias com a finalidade de atender de forma específica a Educação de Jovens e Adultos.
Desenvolvimento
A tecnologia nos dias atuais se tornou indispensável. Computadores, aparelhos eletrônicos, telefones... Seja no reduto do lar ou nas micro, pequenas e grandes empresas ela se faz presente. Sabemos que o mundo como o conhecemos não existiria sem tecnologia. Assim, fica muito claro que para acompanhar as mudanças que vem ocorrendo na sociedade é preciso reformular o atual modelo de educação. Neste processo é necessário mudar velhos hábitos, superar o medo que a tecnologia gera, rever os currículos e, principalmente, repensar a forma como estes recursos impactam a construção do conhecimento. A educação tem cada vez mais uma demanda crescente de profissionais mais dinâmicos e capazes de atuar com criticidade e criatividade frente a este mundo digital.
Estas necessidades se instalaram no contexto escolar sem pedir licença e na EJA não é diferente. Para os alunos do EJA o desafio aumentou com a tecnologia, visto que além do aprendizado tradicional é necessário o aprendizado digital.
O desafio apresentado ao aluno, também é enfrentado pelo educador que precisa ser dinâmico, flexível, se identificar com esta modalidade de ensino e conhecer o seus alunos.
Na Educação de Jovens e Adultos a tecnologia traz o questionamento de qual o caminho mais eficiente a seguir, mas o que deve ser esclarecido em todas estas questões é que os novos desafios não são apenas referentes os alunos, ou aos professores, eles também pertencem ao Estado que deve redefinir o seu papel, fazendo com que as políticas apontem na direção da “gestão institucional responsável;