Trabalho Individual 5º semestre pedagogia
A literatura infantil é sem dúvida um instrumento valioso no processo de ensino e aprendizagem das crianças, porque a mesma proporciona momentos de interação e fantasia. Os docentes que se utilizam de tal recurso percebe a evolução que as crianças apresentam na compreensão dos mais variados temas que surgem no contexto escolar. Como afirma Cagneti (1996, p.23), “a literatura infantil é fonte inesgotável de assuntos para melhor compreender a si e ao mundo”
Além de contribuir significativamente na alfabetização e letramento nas séries iniciais, a Literatura Infantil disponibiliza elementos que o ser humano precisa apropriar-se para compreender o mundo real, consolidar-se perante si e aos outros, e até estruturar-se emocionalmente, então, faz-se necessária a integração do professor com esta realidade, sendo ele promotor de entusiasmo, fantasia, criatividade, cultura e demais ressignificações deste sentido. No entanto, o professor deve ter um olhar mais apurado perante a escolha dos livros propostos aos seus alunos, pois na atualidade a “informação” passa a ser predominante, e a grande maioria dos livros apresenta cunho didático ou informativo voltado ao público infantil, onde personagens, caracterizados pela figura de animais, ensinam desde a escovar os dentes até regras de obediência e comportamento na sociedade.
DESENVOLVIMENTO
Livro: Os Dez Amigos
Neste título, Ziraldo conta as aventuras dos dedos da mão — seus nomes, apelidos, vontades e sonhos. Cada um dos cinco dedos tem um nome e um apelido engraçado para contar. Quando as duas mãos se juntam, os dez amigos descobrem uma surpresa. Brincadeiras, jogos interativos, produção musical com narradores são algumas das interações prometidas.
Muito além da leitura, com Os Dez Amigos crianças poderão vivenciar e encontrar várias formas de deixar o livro muito mais divertido, incluindo:
Colocar o brincalhão dedo Mínimo no