TRABALHO INDIVIDUAL 5 SEMESTRE KATIUCE
1. introdução
“Um é bem jovem. Outro, de idade. Nada é defeito. Nem qualidade
Tudo é humano, Bem diferente. Assim, assado. Todos são gente
Cada um na sua. E não faz mal. Di-ver-si-da-de. É que é legal!
Vamos, venhamos. Isto é um fato: Tudo igualzinho. Ai, como é chato!”.
(TATIANA BELINKY)
O presente texto pretende discutir sobre a importância e a função didática e lúdica da literatura infantil para o desenvolvimento da criança a partir do livro infantil para crianças de 3 a 5 anos intitulado “Diversidade” da autora Tatiana Belinky. O objetivo deste trabalho é de compreender o conteúdo do livro a partir de sua análise trabalhando os conceitos de ludicidade, alfabetização, natureza e sociedade bem como os princípios éticos, políticos ou estéticos da educação infantil. Esta produção se faz importante para reconhecer o valor da literatura infantil como uma ferramenta para pensar modos de existir e se (re)inventar, além de compreender os sentimentos, anseios e angústias das crianças sobretudo no que se refere ao reconhecimento da sua diversidade.
O livro infantil pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da oralidade e percepções simbólicas das crianças, por este motivo, é que surgiu o interesse de estudar e compreender como esta literatura infantil contribui para o seu desenvolvimento motor, cognitivo e perceptivo.
2. LITERATURA INFATIL E DIVERSIDADE
O livro “Diversidade” (1999) de Tatiana Belinky propõe trabalhar uma temática tão recorrente no cotidiano da escola que é a temática da diversidade em que não basta só reconhecer que as pessoas são diferentes, mas que é preciso respeitar as diferenças, “pois se todo mundo fosse igualzinho, o mundo não teria graça!” (BELINKY, 1999, p.36).
Através das ilustrações e dos apontamentos das diferentes características que compõe o ser humano como “Um é magrelo, outro é gordinho, um é