Trabalho Individual 4 periodo
Neste trabalho, pretendo mostrar um pouco sobre a vida e a obra da Pintora, Tarsila do Amaral.
Abordarei também questões relacionadas à Estética na Formação do Professor e como isto interfere na sua forma de agir, de ensinar. Também tem como objetivo geral, analisar o impacto das atividades de formação estética na formação continuada dos professores, na sua prática pedagógica.
Farei ainda uma reflexão sobre a Formação Estética dos Professores e tem como objetivo investigar como a Educação Estética se forma no ser humano e se essas experiências proporcionam mudanças em aspectos pessoais e profissionais dos professores.
Este trabalho é importante, pois vai permitir mostrar como a arte pode influencias nossas vidas, no sentido estético e apreciativo, pois a arte desenvolve em cada um de nós, uma percepção maior, tirando de nosso interior, muito mais do que os olhos nos permite enxergar. O estudo da arte estimula o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e estético.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 A formação estética do professor
Esta formação visa desenvolver a capacidade de apreciação e sensibilização estética por meio do contato com expressões artísticas, e também investigar como a educação estética se forma no ser humano, e como isto interfere em aspectos pessoais e profissionais dos professores. Foram abordadas as artes visuais, literatura, música e artes cênicas, com um enfoque maios nas artes visuais. O objetivo desta formação era para provocar mudanças, individuais ou coletivas e profissionais nos professores, no sentido estético, nas dimensões: cognição, afetividade e imaginação.
2.2 A estética na formação dos professores
A Estética na Formação dos Professores interfere na forma de agir em sala de aula, pois possibilita um olhar mais sensível aos problemas educacionais. A arte contribuiu no campo do