Trabalho Individual 3 Semestre 2014
PEDAGOGIA
camilla conceição rodrigues
PRODUÇÃO DE TEXTO - INDIVIDUAL
Sete Lagoas
2014
CAMILLA CONCEIÇÃO RODRIGUES
PRODUÇÃO DE TEXTO - INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Educação Inclusiva e Libras, Pedagogia em Espaços Escolares e Não Escolares e Tecnologias em Educação, Cidadania, Diversidade: Relações Etnicos-Raciais, Seminário Interdisciplinar III.
Profs. Edilaine Vagula, Sandra Vedoato, Vilze Vidotti, Cyntia Simioni, Fabio Luiz e Carlos Eduardo Gonçalves
Tutora eletrônica: Thays Faria.
Tutor de sala: José Gonçalves Poddis
Sete Lagoas
2014
1 - INTRODUÇÃO
Desenvolver um Projeto Político Pedagógico pressupõe a princípio, o conhecimento acerca desse projeto, remetendo-se ao seu conceito, ao seu caráter político e pedagógico e a sua finalidade. Numa perspectiva antecipada o projeto político-pedagógico da escola deve assumir o compromisso político da inclusão, e buscar problematizar e transformar os mecanismos de seletividade interna e externa promovida pela própria escola e pelas políticas governamentais, o que implica num processo de ação-reflexão sobre a prática pedagógica cotidiana.
O termo político refere-se ao fato de o projeto estar vinculado a um compromisso, com vistas à formação da cidadania e o pleno exercício desta. Nas palavras de Gadotti:
“Todo projeto supõe rupturas com o presente as promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível comprometendo seus autores e atores.”(1994, p 579)
Embora não seja de sua exclusiva