Trabalho individual 1ºsemestre
Este trabalho remete a possibilidade de reflexão a respeito das diversas formas da diversidade na sociedade,pois se percebe a dificuldade que os seres humanos administram as mesmas no seu dia- á - dia.
Para analisarmos a questão da diversidade,temos que primeiro buscar entender quais são elas e onde estão inseridas.
Entende-se por diversidade o conjunto das diferenças que não se pode padronizar.A diversidade é um tema que envolve todos indivíduos de uma sociedade,apenas de forma superficial poderia pensar que individuo e sociedade não estão profundamente ligados.Há uma unidade entre ambos.
Por mais que haja uma dinâmica na forma como as pessoas vivam essas diferenças,a falta de conhecimento é grande.A seguir iremos mostrar tipos de diversidades,suas características e importância.Mudando o olhar a respeito dessas diversidades e da sociedade como um todo.
Imagem 1: A diversidade histórica Fonte:www.brasilescola.com
A diversidade brasileira em sua essência seria formada por uma diversidade histórica, resultado dos tempos da colonização, como aprendemos, não foi, um processo pacífico, entre brancos e índios, entre brancos e negros.Sabemos,que desde o começo,africanos,índios e europeus,tiveram muito próximos uns dos outros,houve uma forma violenta dos portugueses sobre os índios e negros de impor seu modo de vida e seus interesses.
Apesar, deste processo violento ser, em primeiro momento,adverso,foi a partir daí que surgiu o processo das misturas de etnias no Brasil, contribuindo assim para a diversidade brasileira no que diz a respeito de costumes,crenças,valores.
Segundo Durkhein,os”fatos sociais são maneiras de agir,sentir e pensar exteriores aos indivíduos,dotadas de um poder de coersão em virtude do qual se lhe impõem”.Para africanos e indíos