Trabalho Individual 1º semestre unopar ADM
Este trabalho traz informações sobre o tema Freelance e as grandes organizações, que estão mudando os métodos de gestão em todo o mundo. No texto a seguir veremos como é o comportamento e a gestão destas empresas, sua flexibilidade e a maneira de trabalhar o ser humano de forma que haja maior liberdade para o Freelancer e para todos os seus colaboradores; mas também veremos o inverso, ao fazermos comparações de modelos de gestão, o que desperta em nós o desejo de mudanças, de melhorias, de administrar com sucesso.
DESENVOLVIMENTO
Grandes empresas globalizadas, como a IBM estão inovando seus modelos de negócios, convertendo seu padrão clássico de “produtor de produtos” para “provedores de soluções e de serviços” com muito sucesso e sacrifício. Outra mudança fundamental no modelo de gestão é a melhoria da qualidade de vida dos seu colaboradores, uma organização flexível, que trabalha com muitos Freelancers, reduzindo os custos e melhorando os resultados.
Modelo muito diferente das organizações burocráticas, que tem como objetivo básico organizar detalhadamente e dirigir rigidamente as suas atividades. Suas principais características são:
Caráter legal das normas e regulamentos; Impessoalidade nas relações;
Hierarquia da autoridade; Rotinas e procedimentos padronizados.
Segundo Gifford e Alizabeth Pinchot este modelo de gestão costuma comprometer a eficiência, a eficácia e a afetividade da gestão. Os principais problemas causados são os seguintes: Inflexibilidade; Excessiva concentração das decisões; Formalismo excessivo; Supervalorização dos meios etc.
Como vemos, os problemas que costumam ser gerados pela aplicação do modelo burocrático são bastante graves.
As grandes empresas de tecnologia e internet são apontadas como as mais inovadoras do mercado, e grande