Trabalho individual 1 semestre
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE SANTA VITORIA DO PALMAR.............4
2.1 PROJETOS PARA O MUNICIPIO........ 4
2.2 DEPARTAMENTOS..................... 5
2.3 RECURSOS FINACEIROS................... 5
3 GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL........ 6
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Reestruturação capitalista é onde os diferentes atores estatais e sociais alem de uma serie de pesquisadores passaram a ampliar seus interesses por temas e problemas locais.
Isso aconteceu após a crise dos Estados Nacionais ocorridas a partir da década de 1970 nos países capitalistas do pós-guerra.
Com isso passou-se a pensar no desenvolvimento econômico local e regional.
A discussão do papel dos municípios na promoção do desenvolvimento aponta para o crescimento de suas responsabilidades em relação às iniciativas voltadas para a melhoria das condições de vida.
Muitas instituições, grupo e indivíduos estão envolvidos em programas para o desenvolvimento que trabalham juntos para reduzir as desigualdades sociais e melhorar as condições de vida das classes trabalhadoras e dos estratos mais vulneráveis, bem como sua capacidade em fazer avançar a democracia e permitir o direito a cidade para todos.
No plano de fundo dessas transformações, encontra-se o processo de urbanização. Hoje, com maior parte da população urbana, o país dispõe de núcleos locais ou regionais com ampla capacidade técnica e econômica para organizar e racionalizar o uso de seus espaços. A população urbana passa a necessitar de sistemas organizados de uso de recursos comuns – espaços de ruas redes de transportes, coletas de lixo, etc. – que exigem processos decisórios mais democráticos e participativos. O próprio reequilíbrio social e a sobrevivência ambiental exigem visão de longo prazo planejamento mais sofisticado, organização de sistemas de informação, articulação inovadora do urbano e do rural.
O desenvolvimento local envolve dimensões políticas, relações complexas de