Trabalho INDICADOR SOCIAL PRONTO
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO AQUIDUANA
SERVIÇO SOCIAL- TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAS
ELISANGELA ESCOBAR GONÇALVES FANAYA 219613 JÉSSICA DE SOUZA SANTOS 232349 MICHELLE LUANA G. DE F. RODRIGUES 235451
=-=-‘ SANDRA ELAINE REZENDE GONÇALVES 235460 VALÉRIA SILVA COSTA 201049 VANUZA RODRIGUES DE SOUZA 201020
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Tutor à distância: Maria Clotilde Pires Bastos
Aquidauana – MS
Setembro de 2012*/
INTRODUÇÃO
Os indicadores são medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde. Vistos em conjunto, devem refletir a situação sanitária de uma população e servir para a vigilância das condições de saúde. A construção de um indicador é um processo cuja complexidade pode variar desde a simples contagem direta de casos de determinada doença, até o cálculo de proporções, razões, taxas ou índices mais sofisticados, como a esperança de vida ao nascer.
A importância atribuída ao tratamento da informação é cada vez mais freqüente a necessidade de se compreender as informações veiculadas, especialmente pelos meios de comunicação, para tomar decisões e fazer previsões que terão influência não apenas na vida pessoal.
A necessidade dos diversos sujeitos coletivos captarem a Política Pública em sua totalidade, o que significa analisar a política social intimamente articulada à política econômica. No campo da Assistência Social, alerta-se para a importância de iniciativas políticas que afirmem os princípios da Seguridade Social, e,