Trabalho Ind Dependencia
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 ACNE.....................................................................................................................4
2.2 PSORÍASES...........................................................................................................5
2.3 CÂNCER DA PELE................................................................................................6
2.4 ENVELHECIMENTO..............................................................................................8
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
A pele reveste todo o nosso corpo protegendo-o contra as agressões externas. É uma grande “capa de proteção” contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol, calor e frio. Esta barreira de proteção vem das células da epiderme e derme, secreção de sebo e suor, formando uma capa especial, como um manto protetor.
Mas, mesmo com toda esta proteção, a pele está sujeita a muitas doenças e alguns cuidados especiais. Abordarei a seguir um relatório baseado nos estudos de Fundamentos de Anatomia, Fisiologia e Dermatologia, sobre as principais doenças e disfunções da pele mais comuns nos centros de estética. Dentre elas a acne, uma doença de pele comum que afeta cerca de 100 milhões de pessoas no mundo.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ACNE
A acne é uma doença da pele mais comum. Não é contagiosa. Também é chamada de Acne Vulgar ou Juvenil. O excesso de produção de queratina na pele, causando a obstrução do orifício folicular; hiperatividade das glândulas sebáceas, produzindo sebo em excesso; e a proliferação de bactérias, como a Propionybacterium acnes e a Staphylococcus epidermides, causando inflamações; são as principais causas desta doença, propiciadas geralmente por fatores hormonais, emocionais e genéticos.
A acne é classificada como acne não-inflamatória (sem sinais inflamatórios) quando