Trabalho Ind Bia
O tema o pedagogo e as práticas inclusivas tem atualmente levantado discussões e polêmicas entre educadores e pessoas ligadas a escola, devido á complexidade que o mesmo configura no bojo da sua interpretação. O sistema educacional Brasileiro defende uma educação para todos, por meio de uma escola heterogênea, pluralista e acolhedora independente de suas diferenças. A Educação Inclusiva envolve um preparo das instituições para receber os alunos com necessidades especiais, revendo e formulando currículos adequando um espaço físico.
Neste trabalho iremos abordar a preocupação da escola com o atendimento à diversidade social, econômica e cultural existente que lhe garante ser reconhecido como instituição voltada, indistintamente, para a inclusão de todos os indivíduos, o grande desafio dos educadores é estabelecer uma proposta de ensino que reconheça e valorize práticas culturais de tais sujeitos sem perder de vista o conhecimento historicamente produzido, que constitui patrimônio de todos.
DESENVOLVIMENTO
A escola nos últimos anos vem tentando mudar seus valores, suas práticas, porém em meio a tantas tentativas, essa ainda carece de ideias, reparos e ampla re-significação para se tornar realmente um espaço em que todos possam se desenvolver como seres sociais, políticos, afetivos e culturais.
No entanto, existem vários fatores contrários a esta afirmação encontrados em nossas escolas como: indisciplina, turmas demasiadamente lotadas, falta de condições materiais e organizacionais, deficiência de uma organização curricular que realmente estabeleça competências a serem elencadas em cada uma das séries do Ensino Fundamental. Tais fatores contribuem de forma clara para exclusão de um enorme grupo de alunos que vem até a escola em busca de aprendizagem.
Para que haja uma educação de qualidade onde se possa falar verdadeiramente em inclusão, a escola precisa capacitar seus professores, preparar-se, organizar-se, enfim, adaptar-se. O próprio Ministério da