Trabalho IDEB 2013
PEDAGOGIA
EDNA LINARDI
trabalho interdisciplinar
O IDEB E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Cidade
2013
trabalho interdisciplinar
O IDEB E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Trabalho de Pedagogia. apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média nas disciplinas de Políticas Publicas na Educação Básica, Fundamento da Gestão Educacional, Metodologia da Pesquisa Cientifica e Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação..
Orientadores: Profª Okçana Battini Profª Cyntia Simioni F.Melina Klaus Profº Vilza Vidoti Profª Samira Kfouri
Introdução
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.
O Ideb pode ser um ponto de apoio para apontar deficiências e ajudar a rede a desenvolver sua proposta, ainda que o índice tenha limitações, como não apontar os resultados por aluno. O primeiro passo das redes ao receber os dados do Ideb deve ser analisar qual o impacto do desempenho e o do fluxo naquela nota. Um segundo ponto importante é ver se o desenvolvimento das escolas do município é semelhante, se há disparidades entre escolas que atendem o mesmo perfil de alunos. Garantir que