Trabalho Historia
De
História
Nome: Beatriz Dias nº 04 3ºD Ingrid Santos 14 Nathalia Fernandes 21 Tamires Silva 27
Estado Novo 1937-1945
Sistema político de caráter ditatorial que foi implantado no país, na pessoa do Presidente Getúlio Vargas, a partir de 10 de novembro de 1937.
Através da cadeia de estações rádio difusoras, Getúlio anunciou a implantação do Estado Novo, instituindo um período de despotismo que duraria até 29 de outubro do ano de 1945.
Em 1938, já com a eleição marcada, e que tinha como candidatos José Américo de Almeida e Armando de Sales Oliveira, o governo delatou a existência de um plano comunista – o Plano Cohen – que pretendia assumir a força, o poder e aqui instituir o comunismo.
O sistema político tornou-se instável, permanecendo então, no poder, como garantia de estabilidade, o então presidente Getúlio Vargas.
Não demorou muito para que a máscara caísse e a mentira viesse à tona, tudo fora antecipadamente planejado por um capitão de nome Olympio Mourão Filho, partidário do integralismo – movimento de base fascista que era contra a democracia –, a mesma pessoa que um pouco mais tarde daria o pontapé inicial na direção do golpe militar de 1964.
Assim foi implantado um golpe de Estado na história de nosso país, durante o qual o Presidente, com o aval das Forças Armadas, invalidou o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas Estaduais e as demais Câmaras Municipais, simultaneamente impondo ao povo brasileiro uma nova Constituição, que ficou conhecida como “Polaca”, por ter se baseado na Constituição da Polônia, partidária do fascismo.
O golpe contou com a afinidade e o assentimento de uma grande parte da sociedade, pois já durante o final do ano de 1935 o Governo Federal, por intermédio da propaganda, foi implantando no seio da sociedade