Trabalho Historia Do Pensamento Geografico
Nome: Maria Carolina Graciano Sugahara
Geografia (integral) – 05/08/2015
1 - Aponte e comente as principais características da geografia clássica quanto ao objeto de estudo, seus conceitos basilares e metodologia de investigação. A concepção de Kant coloca a Geografia como uma ciência de síntese (trabalha com coisas das demais ciências), descritiva (enumera os fenômenos em questão) e que visa abranger uma visão de conjunto da terra. Outros autores vão definir a Geografia como estudo da paisagem, ou seja, restrita aos aspectos visíveis. Esta possuiria duas variantes: uma descritiva (morfológica), e outra preocupada com a analogia entre os elementos com a dinâmica destes. Daí a grande valorização da intuição nos métodos de análise.
Propõe-se, depois, a Geografia como um estudo da individualidade dos lugares, para ser possível compreender o caráter de cada porção do planeta. Surge, portanto, a Geografia Regional, cujo objeto de estudo é a região.
Finalmente, define-se a Geografia como as relações sociedade/natureza. Seria, então, uma disciplina que abrangeria as ciências naturais, humanas ou sociais. Aparecem três visões distintas de objeto, e o homem aparece como objeto passivo (Ratzel). Outros autores vão definir o objeto como a ação do homem na transformação desse meio, dando peso aos fenômenos humanos, e outros dando igual peso à fenômenos humanos e naturais.
Com Humboldt e Ritter, a Geografia apoia-se em conceitos naturais, sendo uma ciência descritiva, na observação de elementos da natureza.
As bases da Geografia Tradicional se alicerçam no método positivista, que reduz a realidade ao mundo dos sentidos (a geografia seria uma ciência empírica, pautada na observação). Outros métodos também se baseiam no determinismo (Ratzel), estudando as influências das condições naturais sobre a evolução das sociedades, e no possibilismo (La Blache), onde a natureza existe, mas não determina, dá