trabalho historia da matematica
A história da matemática na idade média e de altíssima importância para o seu desenvolvimento através de grandes gênios matemáticos, que estudaram e obtiveram êxito em seus estudos que se os resultados têm diversas aplicações na matemática, por exemplo, o binômio de Newton. Para difusão do tema da historia da matemática na idade média entraremos em um breve comentário sobre o contexto vivido da época.
Nessa época ocorreram diversas turbulências e revoltas no mundo, o surgimento da classe média burguesa, derrubando a ordem aristocrática de algumas regiões da qual a mesma predominava sobre as demais. Suas ideias de economia feudalista, políticas e sócias centralizadas em pessoas detentoras de poder político e financeiro, foram substituídas pela descentralização do poder, obtendo mais oportunidades e igualdade de oportunidades, consequentemente, promoveram a Revolução Industrial do século XIX.
Já em relação à matemática foram dadas, grandes contribuições por membros da família Bernoulli, a partir do século XVIII. Jean Bernoulli, nascido em 27 de julho de 1667, em Basiléia, na Suíça, contribuiu para a matemática mais ainda do que seu irmão Jakob. Jean foi um dos professores mais inspirados de seu tempo. Enriqueceu grandemente o cálculo e desempenhou papéis importantes na sua época.
A história de Bernoulli começa na Idade Média com grande influência da sua família a qual possuía outros matemáticos. Nenhuma família na história da humanidade produziu tantos matemáticos quanto à família Bernoulli, doze ao todo, que contribuíram de modo inigualável na criação e desenvolvimento do cálculo diferencial e integral. Foram os Bernoulli que usaram pela primeira vez a palavra integral (1669). A família Bernoulli teve sua origem na Holanda, na cidade da Antuérpia, fugindo para a Suíça, por serem protestantes. Jean Bernoulli nasceu na cidade da Basiléia, Suíça, no dia 07 de agosto de 1667. Filho de Nicolau Bernoulli, também pai de outros