Trabalho Hist
Yago :ASTROLÁBIO - usado para medir a altura dos astros acima do horizonte e para determinar a posição dos astros no céu,
QUADRANTE - permitia determinar a distância entre o ponto de partida e o lugar onde a embarcação se encontrava, cujo o cálculo se baseava na altura desse astro.
BÚSSOLA - Aponta sempre para o eixo norte-sul, ao seguir a direção do norte magnético da Terra, indicando-nos o Norte.
BALESTILHA - A sua função era medir a altura (em graus) que une o horizonte ao astro e, dessa forma, determinar os azimutes, antes e depois da sua passagem meridiana.
CARAVELA - Era uma embarcação rápida, de fácil manobra, capaz de bolinar e que, em caso de necessidade, podia ser movida a remos. Com cerca de 25 m de comprimento, 7 m de boca e 3 m de calado deslocava cerca de 50 toneladas, tinha 2 ou 3 mastros, convés único e popa sobrelevada. As velas latinas (triangulares) permitiam-lhe bolinar (navegar em ziguezague contra o vento).
NAU - Navios de grande porte até o século XV usados em viagens de grande percurso. Durante a época dos Descobrimentos, houve uma evolução dos tipos de navio utilizados.
De grande porte, como castelos de proa e de popa, com dois, três ou quatro mastros, e com duas ou três ordens de velas sobrepostas, as naus eram imponentes e de armação arredondada, chegando a ter 600 toneladas no auge da Carreira da Índia.
MAPA – PORTULANO - é uma antiga carta náutica Europeia, datada do século XIII