trabalho high tech
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
CARLOS GAIA NEGRÃO
FELIPE MARQUES
MAÍRA SANTOS MATOS DE MELO
TAYNA SACHA VASCONCELOS
ARQUITETURA HIGH TECH
BELÉM
2013
Introdução
Durante o último quarto do século XX, a tecnologia, a eletrônica e a informática avançaram a um ritmo extraordinário, revolucionando muitas áreas. O design gráfico foi irrevogavelmente transformado pelo hardware e software dos microcomputadores e pelo crescimento explosivo da internet. A revolução chegou à mesa de trabalho dos designers, arquitetos, projetistas, entre muitos outros profissionais.
A Arquitetura High Tech
A Arquitetura High Tech, ou de Alta Tecnologia, é uma corrente da arquitetura, emergente nos anos 70, muito centrada no emprego de materiais de tecnologia avançada nas construções, como o próprio nome indica. No Design, também, teve forte marcação. Historiadores classificam-na dentro de um chamado Tardo-modernismo, juntamente com outras atitudes estéticas, como o Slick-tech, numa alusão aos valores contrapostos às atitudes pós-modernas associadas a este tipo de intervenção que caracteriza a High Tech. Um exemplo famoso deste tipo de arquitetura é o Centro Pompidou em Paris, projetado por Richard Rogers e Renzo Piano.
Principais Características
Em muitas obras high tech, mostra-se que a arquitetura, projeto e construção não só fazem parte de uma só unidade, mas que o projeto gira em torno da função estrita de sua realização, da forma de construção e do momento épico de sua elevação. A maior parte apresenta elementos mais agressivos, duros e anti-humanos derivados das utopias dos anos 60 e 70. É evidente um grande papel cenográfico deste tipo de arquitetura, definir uma linguagem comercial, um logotipo empresarial, ser símbolo da expressão do poder.
Principais representantes
Norman Foster
Um renomado arquiteto inglês que possui um cuidadoso desenho, isento de brutalismo arquitetônico.