TRABALHO HIG OCUP
Técnico de Segurança do Trabalho
SUBSTANCIAS QUIMICAS
Barbara Jaqueline de Souza
Daniela Cássia Ribeiro Fidelis
Rayane Caroline Silva
Tamara Ananda Gandra
Betim
2015
1 INTRODUÇÃO
2 ASBESTO
O que e asbesto?
Amianto (latim) ou asbesto (grego) são nomes genéricos de uma família de minérios encontrados profusamente na natureza e muito utilizados pelo setor industrial no último século. As rochas de amianto se dividem em dois grupos: as serpentinas e os anfibólios. As serpentinas têm como principal variedade a crisotila ou "amianto branco", que apresenta fibras curvas e maleáveis. Os anfibólios, que representam menos de 5% de todo o amianto explorado e consumido no mundo, estão banidos da maior parte do planeta.
Quais as ocorrências ocupacionais?
A ocorrência vem da exposição ao asbesto ou amianto, causando contaminação através da inalação das fibras de amianto, que podem causar lesões no pulmões e em outros órgão.
Quais doenças podem causar?
Asbestose pulmonar (fibrose intersticial grau IV).
Câncer do pulmão.
Câncer de estomago.
Câncer de laringe.
Câncer de Colón.
Mesotelioma maligno (pleura, peritônio).
Fibrose pulmonar.
Insuficiência respiratória crônica.
Enfisema. Alterações pleurais benignas
- Derrame pleural.
- Espessamento pleural difuso.
- Placa pleural.
- Atelectasia redonda.
Como se podem tratar tais doenças?
Médico especialista: Pneumologista. Dependendo da sintomatologia e intercorrências, outros especialistas podem ser necessários.
Objetivo: Controlar a infecção e o tratamento da doença pulmonar.
Não existe um tratamento específico que traga a cura para a Asbestose. O tratamento é sintomático conforme os sintomas apresentados e suas intercorrências isto é, o paciente é tratado à medida que os sintomas aparecem. A associação dos tratamentos cirúrgico, quimioterápico e radioterápico não parece trazer vantagens na sobrevida média, quando se compara cada tratamento independentemente.