Trabalho Hidrostatica
FÍSICA EXPERIMENTAL - MECÂNICA E FLUÍDOS
FELIPE N. MÜTZENBERG; Julio César Ferreira da Rocha; Israel da Rosa Barcelos; Cícero Rodrigues de Santana; alexandre miotto; BRUNIEL DE MENEZES MACHADO;
Título do Trabalho
CANOAS
2015
Objetivo
Através dos conceitos da hidrostática seguindo a análise das substâncias dos fluídos em condições de repouso, construir um densímetro para ser utilizado na medição de densidade de líquidos com os dados obtidos em aula.
1 INTRODUÇÃO
1.1 Hidrostática
Chamamos de hidrostática a área da mecânica dos fluídos responsável pela análise das substâncias fluídas em condições de repouso.
Princípio de Arquimedes
Por meio da equação E = r.V.g, os fluídos exercem o empuxo nos objetos nele imersos e que a formula traria esse resultado. (considere que r é a massa específica do fluído, V é o volume do objeto imerso no fluído e g é a aceleração da gravidade no local).
Princípio de Pascal
Através do principio de Pascal verifica a validade da experiência de Torricelli – ele enuncia o princípio da constância de transmissão de pressão no interior dos líquidos.
Princípio de Stevin
Com Stevin vieram importantes contribuições para a física mecânica. Foi ele quem explicou o paradoxo da hidrostática, conde a pressão de um líquido depende, independentemente da forma do recipiente, da altura da coluna líquida, conforme demonstrado na equação: ∆P = r.g.h.
1.2 Hidrodinâmica
A hidrodinâmica fundamenta-se em dois princípios e é o ramo que estuda os líquidos quando em movimento.
Equação da continuidade
A vasão de fluído de um sistema com um determinado sistema hidráulico que seja fonte e tenha sumidouro e fluído.
Equação de Bernoulli
O físico á autor da equação de Bernoulli – Lei da Conservação da Energia, aplicadas aos locais com deslocamento de fluído.
1 METODOLOGIA
Um densímetro é um dispositivo utilizado para medir a densidade dos líquidos, consiste de um furo com uma escala graduada. No caso de um densímetro