Trabalho Handebol
HANDEBOL: OS FUNDAMENTOS
São movimentos fundamentais do handebol que são executados segundo um determinado gesto técnico que é a forma “correta” de execução de um movimento específico, descrito biomecanicamente. Por exemplo: o gesto técnico do passe de ombro no handebol – é a execução desse tipo de passe com menor desperdício de energia, com a maior rapidez e velocidade, portanto com maior eficácia. A seguir descreveremos os diversos fundamentos do handebol.
No handebol temos como fundamentos técnicos: o passe, a recepção, a empunhadura, o arremesso, a progressão, o drible e a finta. Vamos agora entender o que é e para que é utilizado cada um deles no handebol.
Passe:
É considerado o fundamento mais importante, básico e imprescindível para que o jogo de Handebol possa desenvolver-se, sem o qual dificilmente poderá haver a colaboração entre os jogadores e o cumprimento dos objetivos ofensivos. Todo o jogo de uma equipe depende da exatidão e segurança do passe. A responsabilidade da segurança cabe ao passador, que deve observar se deve passar e como passar a bola a um companheiro. São movimentos que permitem a bola ir de um jogador a outro, desta forma ele necessita sempre da interdependência de no mínimo duas pessoas. O passe é utilizado para que seja dada a sequência no jogo, a boa execução desse fundamento pode alterar a velocidade do jogo. Vale lembrar que o movimento técnico do passe de ombro e do arremesso é o mesmo, o que muda é a força. Os Passes classificam-se em: De Ombro e Especiais.
Recepção:
A recepção é fundamental para se conseguir positivamente qualquer ação individual, combinação tática ou esquema estratégico. O fato de não dominá-la implica a perda de posse de bola para equipe e todas as conseqüências negativas que virão: perda de uma das fases do ataque, possibilidade de um contra-ataque adversário, etc. É um fundamento que deve ser realizado sempre