Trabalho grupo
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 OS CARAS PINTADAS ......5
2.2 Massacre dos professores no paraná................................................7
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................9
4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................11
INTRODUÇÃO
Durante o movimento militar de 1964 deu início ao período ditatorial no Brasil. Em 19 de Março foi organizada uma manifestação contra as intenções de João Goulart, presidente do país na época. Essa manifestação foi a Marcha da Família com Deus pela liberdade, reunindo milhares de pessoas pelas ruas do centro da cidade de São Paulo. Durante esse governo o clima de crise e tensões sociais apenas aumentavam a cada dia. Os militares tomaram conta do poder e em 9 de Abril, foi decretado o Ato Institucional N°1, este ato cassou mandatos políticos de opositores ao regime militar e tirou a estabilidade de funcionários públicos.
Com a recente onda de manifestações pelo país os principais movimentos estudantis e professores do passado e presente se relacionam com a atualidade social vigente. Os movimentos sociais nos anos de 70 e 80 contribuíram muito para a conquista dos direitos sociais através de movimentos populares e oposição ao regime militar ditatorial compulsivo.
Há 27 de anos , uma manifestação de professores do Paraná em greve terminou em tragédia. No dia 30 de Agosto de 1988, policiais militares escalados para acompanhar o Protesto dos Professores jogavam cavalos ,cães, bombas de efeito moral contra os manifestantes, que protestavam melhores salários e lutavam por um piso salarial em meio a uma inflação que corroía os salários rapidamente .Diferenças ainda no grau de violência, os professores feridos em 1988 foram poucos agora são mais de centenas de manifestantes