trabalho grupo
Sabemos que as manifestações culturais imaterias é a herança de um povo e sua cultura. Através delas os povos são identificados por suas expressões, representações, práticas, conhecimentos, técnicas e seus instrumentos e objetos.
Podemos citar alguns patrimônios culturais imaterias: A Culinária Típica, o Artesanato Típico e a Arte Popular, a Dança Típica, a Música Típica, os Folguedos, os Brinquedos e Brincadeiras, as Lendas Típicas - principalmente as ligadas aos atrativos turísticos - e as Festas com Manifestações Folclóricas - religiosas e profanas. Esses patrimônios são transmitidos de geração a geração, promovendo o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.
Nesse trabalho iremos falar sobre um patrimônio cultural imaterial em especial: a copoeira. Expressaremos também o quanto essa manifestação cultural tem ajudado a formar cidadãos melhores aqui em nossa cidade.
2. Desenvolvimento
A capoeira é considereda um patrimônio imaterial porque essa manifestação afro-brasileira foi deixada como herança dos escravos e tornou-se uma expressão artistica brasileira. Com o tempo essa dança que parece luta começou a tomar as ruas. A capoeira chegou ao Brasil no século XVI, com os escravos da etnia banto, que vieram da África com os seus costumes, religiões, trajes e idiomas. A luta virou arte, incorporando músicas e instrumentos, como o berimbau, pandeiro e caxixi. Ela surgiu na época da colonização do Brasil. O escravo negro não conhecia a terra e nem os dialetos falados aqui, a região, o clima, animais, plantas, nada disso ele conhecia, separado da família e dos amigos, o Negro tinha um só direito, trabalhar, trabalhar e apanhar... Diferente do que muitos imaginam os negros não aceitaram pacificamente o cativeiro. A história está repleta de exemplos, como a Revolta dos Malês e das várias rebeliões registradas ao longo do século XIX,