Trabalho Grupo 2 Sa o Paulo FINAL
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA URBANA
PESQUISA – MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS URBANAS
SÃO PAULO
ALESSANDRA RIBEIRO NOWICKI
AMANDA DA C. R. DE MELO NOGUEIRA
CARLOS ALBERTO DE C. TORRES
LUIZ CARLOS DA SILVA DALTRO
MÔNICA INFANTE DE OLIVEIRA DE SOUZA
RIO DE JANEIRO
SETEMBRO/2013
Introdução
Este trabalho tem como objetivo contribuir para a reflexão da questão do manejo sustentável das águas pluviais urbanas, no intuito de uma maior compreensão do tema, tendo como estudo de caso a cidade de São Paulo.
Buscou-se reunir informações sobre o histórico da cidade, no que diz respeito ao manejo de águas pluviais urbanas, relatando em um primeiro momento as características geográficas da cidade, índices pluviométricos ao longo dos anos e legislações específicas criadas neste contexto. Esta pesquisa ainda inclui, um levantamento de obras, intervenções e medidas não convencionais realizadas na cidade, de modo a minimizar eventuais picos de vazão, que não seriam suportados pela infraestrutura existente na cidade e ocasionariam enchentes ainda mais frequentes.
A questão do manejo sustentável das águas pluviais em cidades de países periféricos, tais como a cidade de São Paulo apresenta características específicas que devem ser compreendidas em sua complexidade para se propor planos de manejo de águas pluviais efetivos, sustentáveis e de longo prazo. Os maiores desafios encontrados pelos profissionais responsáveis por esses planos é a falta de recursos materiais e a acelerada expansão urbana sem planejamento adequado.
Observa-se atualmente, um novo olhar sobre o manejo das águas pluviais urbanas. Este, considera questões que vão além da engenharia hidráulica, buscando entender de forma transdisciplinar a dinâmica de crescimento urbano, as características topográficas e naturais desta cidade e até mesmo a realidade social das pessoas que vivem e usufruirão deste plano de manejo, entendendo que o sucesso do planejamento depende da