Trabalho Gramatica 2 Bimestre
Quem nasce em Sergipe é sergipano.
Principais Atividades Econômicas: agricultura, pecuária, extrativismo (petróleo e gás natural)
Principais cidades: Aracaju, Lagarto, Estância e Itabaiana.
Comidas:
Às margens de rios e nas praias é comum saborear pratos à base de frutos do mar, servidos de diversas formas: ensopados, escaldados, cozidos, ou fritos, utilizando ingredientes como camarão, lagosta, uma grande variedade de peixes e os famosos caranguejos. Na região do sertão dá-se mais ênfase à carne de bode e a de carneiro, com a buchada e a carne-do-sol com pirão de leite.
A cozinha regional é caracterizada pelo tradicional café nordestino com delícias como a torta de macaxeira com charque, o cuscuz, o beiju de tapioca, arroz-doce, batata-doce, inhame, pé-de-moleque, que costumam ser servidos nos café da manhã e na hora do jantar.
Mas, sem dúvida, a maior variedade de cores e sabores está entre as receitas que utilizam as frutas típicas como mangaba, graviola, pitanga, siriguela, cajá, carambola, manga, araçá, caju, entre outras, que podem ser saboreadas tanto in natura, como serem base para a preparação de sucos, sorvetes e sobremesas em geral.
Historia: Na época da colonização, Sergipe era chamado de Sergipe D’El Rey, porque seu território localizava-se entre o Rio Real e o Rio São Francisco e foi comprado pelo Rei D. Joao III, com a finalidade de barrar as incursões francesas.A colonização ocorreu a partir de 1590
PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS
- Praia de Atalaia- Aracaju
- Praia de Pirambu - Aracaju
- Cidade Histórica de São Cristovão - quarta cidade mais antiga do país, os destaques são as construções barrocas dos séculos 17 e 18
- Cidade Histórica de Laranjeiras - famosa pela preservação das manifestações folclóricas e da arquitetura colonial, os destaques são as igrejas.
- Passeios de barco no Rio São Francisco - O ponto de partida é a cidade de