Trabalho Gram Tica Par Nteses
● Parêntese ou Parêntesis? Ambas as opções estão corretas, porém devemos dar preferência à “Parêntese”, com sua forma no plural “Parênteses”, versão portuguesada da palavra, enquanto
“Parêntesis” é a forma da palavra em latim. ● Função São sinais de pontuação que marcam um momento intercalado no texto, onde há acréscimo de informação acessória. Sendo acessória, a informação dos parênteses pode ser retirada da frase sem alterar o sentido da mesma, sendo assim dispensável.
Contudo, quando presente, enriquece o conteúdo frásico com informação extra, bem como esclarece o que foi dito.
● Casos em que podem ser usados ■ Na introdução de explicações, comentários, considerações e reflexões sobre algo que foi mencionado na frase.
Exemplos:
“Existe dois tipos de orações coordenadas: as sindéticas (ligadas através de uma conjunção) e as assindéticas (ligadas através da vírgula).”
“Ela disse que cumpriria sua parte do combinado. (Será?)”
“Zeugma é uma figura de linguagem que consiste na omissão de um termo
(geralmente um verbo)que já apareceu anteriormente na frase.”
■ Para incluir dados informativos sobre bibliografia e biografia (autor, ano de publicação, página etc.) Exemplos:
“"O homem nasceu livre, e em toda parte se encontra sob ferros" (Jean Jacques
Rousseau, Do Contrato Social e outros escritos. São Paulo, Cultrix, 1968.)”
“Maria Heloísa Magalhães (Paris, 1960 Rio de Janeiro, 2012) foi a fundadora da empresa.” “Agora eu quero contar as histórias da beira do cais da Bahia.” (Jorge Amado, Mar
Morto, 1936.)”
■ Para indicar marcações cênicas numa peça de teatro. As indicações cênicas se referem às indicações que são dadas aos atores nas peças de teatro para contextualizar a ação dos mesmos em palco. Exemplos: “Rogério – Você está vindo tão tarde hoje…