Trabalho Graficos
O gráfico de barras é um gráfico com barras retangulares e comprimento proporcional aos valores que ele representa. As barras podem ser desenhadas verticalmente ou horizontalmente. O gráfico de barras vertical as vezes é chamado de gráfico de colunas.
Este tipo de representação utiliza barras tanto verticais quanto horizontais para ilustrar comparações (sendo este último mais conhecido como gráfico de colunas. Um eixo do gráfico mostra especificamente o que está sendo comparado enquanto o outro eixo representa valores discretos. Alguns gráficos de barra apresentam barras agrupadas em grupos (gráficos de barras agrupadas) e outros mostram as barras divididas em sub-partes para mostrar efeito acumulativo (gráficos de barras empilhadas).
Os gráficos de barras são muito usados para comparar quantidades. Quanto maior o comprimento de uma barra, maior o valor que representa. Quanto menor o comprimento de uma barra menos valor ela tem. A não ser que esteja representando números negativos, esta regra é aplicável.
Construção
Um gráfico de barras simples para um conjunto de dados pode ser construído utilizando os seguintes passos básicos:
1. Determine um intervalo discreto;
2. Examine seus dados para encontrar a barra com maior valor. Isto irá ajudá-lo a determinar a extensão do eixo vertical e o tamanho de cada incremento;
3. Categorize o eixo vertical;
4. Determine o número de barras;
5. Examine seus dados para encontrar quantas barras seu gráfico irá conter. Ele pode ser único, agrupado ou empilhado;
6. Use essa quantidade para desenhar e rotular o eixo horizontal;
7. Determine a ordem das barras. As barras podem ser organizadas em qualquer ordem (um gráfico de barras organizado da maior para a menor incidência é chamado de gráfico de Pareto). Normalmente, barras que mostram frequência são organizadas em ordem cronológica de sequência;
8. Desenhe as barras.
- O gráfico de barras é muito útil para representar dados discretos. Gráfico de barras se