trabalho graduação
A demanda é a média das potências elétricas reativas ou indutivas solicitadas ao sistema elétrico da carga instalada em uma operação da unidade consumidora, durante um intervalo de tempo específico.
Tarifas de energia
As tarifas de energia são definidas com base na demanda e no consumo de energia. A demanda é medida em quilowatt (KW), o consumo é medido em quilowatt-hora (KWH) ou em megawatt-hora (MWH) e corresponde ao valor acumulado pelo uso da potência elétrica disponibilizada ao consumidor num período de 30 dias. Nem todo consumidor paga tarifa de demanda de potência. Isso depende da estrutura e da modalidade de fornecimento na qual o consumidor se enquadra.
Classificação dos consumidores
Tarifa horo-sazonal
É caracterizada pela aplicação de tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica e demanda de potência de acordo com as horas de utilização do dia e dos períodos do ano. O objetivo e racionalizar o consumo de energia elétrica ao longo do dia e do ano, motivando o consumidor a nos horários do dia e períodos do ano em que ela é mais barata, pois a valores diferenciados na tarifa horo-sazonal.
Valores diferenciados
Horo-sazonal azul: Modalidade com tarifas diferentes de energia elétrica de acordo com as horas de utilização do dia e os períodos do ano, bem como de tarifas diferenciadas de demanda de potência de acordo com as horas de utilização do dia.
Hora-sazonal verde: Modalidade estruturada para aplicação de diferentes tarifas de consumo de energia elétrica de acordo com as horas de utilização do dia e dos períodos do ano, bem como de uma única tarifa de demanda de potência.
Horário de ponta(P): Período definido pela empresa de 3 horas consecutivas, exceto sábados, domingos, terça de carnaval, sexta feirão da paixão, dia de finados e demais feriados definidos por lei federal.
Horário fora de ponta(F): Período composto por conjunto de horas diárias consecutivas e complementares que são definidas no horário de ponta.
Período