Trabalho GLOBALIZAÇÃO
A globalização é um meio de comunicação e troca de informação entre diversas partes do mundo, no qual governos, pessoas e empresas realizam transações financeiras e comerciais. Esse processo visa aproximar e compartilhar as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficaz.
Cinco momentos da criação do mundo
1. A ligação das diferentes sociedades ao redor do mundo (10.000 A.C. até 1400)
O processo de encerramento do mundo (de isolamentos dos lugares) até o período das grandes descobertas (século 15) deve ser relativizado. Bem antes de se desenvolver a capacidade de navegação em mar aberto, já havia a construção de conexões generalizadas das sociedades no Velho Mundo (Europa, Ásia e África).
2. A incorporação forçada nos impérios de escala mundial (1492-1885)
O correndo as grandes navegações, sugiram novas descobertas e as conexões entre as colonizações com outros continentes. Esse período foi marcado pelas conquistas e pela violência, as relações humanas que possuíam maior campo territorial se desenvolveram mais rápido, sacrificando muitas civilizações que possuíam territórios menores.. A Europa é o ator principal desse momento, que termina com a partilha da África.
3. O estabelecimento de um espaço mundial de trocas (1849-1914)
Esse período as colônias europeias tornam-se elementos significativos da economia das metrópoles coloniais, tornando o marco do domínio britânico sobre o subcontinente indiano, as transações se multiplicaram de tal modo no espaço mundial que conflitos entre as potências surgiram pela grande concorrência no mercado.
4. A resistência vitoriosa dos Estados nação (1914-1989)
O período descriminado como um caráter negativo, isso porque correu a regressão do processo de mundialização, o mundo esta sofrendo e o desenvolvimento econômico estava abatido pelos acontecimentos recentes, e outra guerra, mais feroz surge ainda, afinal, os países ainda não haviam se recuperado com a Primeira Guerra, com isso as