Trabalho gestão ambiental
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO GESTÃO AMBIENTAL
IZAURA COSTA ARGÔLO SOUZA
RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA.
ILHÉUS
2012
IZAURA COSTA ARGÔLO SOUZA
RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA.
Trabalho apresentado ao CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Saúde e Meio Ambiente, Planejamento Agroflorestal E Meio Ambiente, Estatística e Meio Ambiente e Planejamento Urbano Ambiental.
Orientadores:Profº Willian Luiz da Cunha. Profª Luciana Rodrigues Cardoso Trigueiro. Profº Kenia Zanetti. Profº Thiago Augusto Domingos.
ILHÉUS
2012
1. INTRODUÇÃO
A dimensão dos problemas ambientais tem se avolumado de forma crescente no contexto urbano metropolitano brasileiro. Sua lenta resolução tem provocado um descontrole em alguns setores estratégicos para a garantia da qualidade de vida - aumento desmesurado de enchentes, dificuldades na gestão dos resíduos sólidos e interferência crescente do despejo inadequado de resíduos sólidos, impactos cada vez maiores da poluição do ar na saúde da população e contínua degradação dos recursos hídricos. É cada vez mais notória a complexidade dos processos e a transformação deste cenário urbano crescentemente não só ameaçado, mas diretamente afetado por riscos e agravos sócio-ambientais. Segundo BECK (1992) Os riscos contemporâneos ((Beck,1992)) explicitam os limites e as consequências das práticas sociais, trazendo consigo um novo elemento: a “reflexividade”. A sociedade, produtora de riscos, se torna crescentemente