trabalho gestao
MÁRCIO ANDRADE
ADENILSON SOARES
LEONARDO MARTINS
CÉRGIO REIS
LUCIANO LUIZ
TEORIA DOS DOIS FATORES
FREDERICK HEINZBERG
Professora: Andreia Helena Pasini
CASCAVEL 2015
TEORIA DOS DOIS FATORES HEINZBERG
Frederick Herzberg nasceu em Boston, Massachusetts, no dia 18 de Abril de 1923.
Foi um psicólogo clínico norte-americano, e foi um dos primeiros investigadores a tomar em consideração as opiniões dos trabalhadores nas pesquisas acerca das condições de trabalho.
Morreu em Salt Lake City, no dia 18 de Janeiro de 2000.
Herzberg concluiu que a satisfação e a insatisfação no trabalho decorrem de dois conjuntos separados de fatores.Essa teoria interfere diretamente na satisfação do colaborador em relação a sua vida profissional, e devem estar em harmonia para um perfeito sucesso da função e motivação profissional.
Fatores Higiênicos;
Fatores Motivacionais. Os fatores higiênicos e motivacionais são independentes, não se vinculam entre si.
O oposto da satisfação profissional, não é a insatisfação, mas a ausência de satisfação profissional; Também o oposto da insatisfação profissional é a ausência dela e não a satisfação.
Entre os fatores de insatisfação (fatores higiênicos) estavam o salário, as condições de trabalho e a política da empresa, todos eles afetavam o contexto em que o trabalho era realizado. O mais importante desses fatores é a política da empresa, que segundos muitos indivíduos pode ser uma grande causa de ineficiência e ineficácia. Entre os fatores de satisfação (fatores motivantes) estão a realização, o reconhecimento, a responsabilidade, e o progresso, todos eles relacionados ao conteúdo do trabalho e às recompensas ao desempenho profissional. As necessidades motivadoras são também chamadas de intrínsecas, pois estão relacionadas com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa.
Ao contrário das necessidades higiênicas as necessidades motivadoras