TRABALHO GESTAO DE MUDAN AS
DE
GESTÃO DE MUDANÇAS
CASE: PRIVATIZAÇÃO COMPANHIA VALE DO RIO DOCE
ALUNO: SERGIO RICARDO GOMES FREITAG
JUNHO
2015
1- Proposta do trabalho:
Este estudo tem o objetivo de analisar como ocorreu a privatização da CVRD – Companhia Vale do Rio Doce.
2- A empresa – Companhia Vale do Rio Doce e o processo pré-privatização: a estratégia de mudança planejada.
A Companhia Vale do Rio Doce - CVRD foi criada em 1942 pelo poder público e foi por este administrada até o ano de 1997, quando ocorreu sua privatização, passando então para à administração privada. É uma empresa que atua no território nacional e em diversos países nos cinco continentes, dedicando-se principalmente à exploração e comercialização de minérios (DE FARIA, et al, 2009).
Antes da privatização, a empresa representava um modelo de organização mecanizada, seguia características com tarefas operacionais rotineiras, formalidade nas relações humanas, tarefas especializadas, hierarquia rígida e autoridade centralizada. O departamento de Recursos Humanos atuava principalmente na operacionalização das tarefas. A política da empresa era a de valorização dos funcionários, as pessoas entravam jovens e tinham oportunidade de fazer carreira e o clima internamente era caracterizado por pessoas que criavam vínculos com a organização, como em uma relação entre pais e filhos. De forma geral, os funcionários criavam grande apego pela CVRD, pois sentiam-se respeitados como seres humanos, protegidos, confiantes e demostravam enorme satisfação, compromisso e amor pela empresa (RUSSO, 2002).
Conforme descreve OLIVEIRA (2013), a cultura organizacional pode ser definida como um sistema de valores e significados compartilhados pelos membros de uma organização, como ideais, crenças, valores, costumes, linguagem, leis e etc.
Do início da década de 1990 até a sua privatização que, aconteceu em 1997, já havia uma grande preocupação na CVRD, pois a mesma deixaria de ser uma empresa estatal para ser uma