Trabalho gestao ambiental
GESTÃO AMBIENTAL
RODRIGO BORBA ESLABAO
A FÁBRICA DO LIXO
Concórdia
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 LEI MUNICIPAL PARA GESTÃO DE RESÍDUOS 5
2.1 COLETA SELETIVA 6
2.2 RESÍDUOS HOSPITALARES 7
2.3 RESÍDUOS INDUSTRIAIS 7
2.3.1 DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE DISCARTE DE UMA INDÚSTRIA 7
3 CONCIÊNCIA ENTRE OS CIDADÃOS DO MUNICIPIO 11
4 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Ultimamente, a população mundial vem dando suma importânica à maneira com que tratamos nosso meio ambiente. Um dos pontos mais críticos é a maneira com que descartamos nossos resíduos domésticos, industriais e hospitalares.
A cidade escolhida para pesquisa, está situada na região sul do estado de Minas Gerais. Poços de Caldas, é uma cidade que se destaca por ser uma estância hidromineral, e também por ser uma das maiores cidades do Estado. O clima predominante tropical de altitude, e possui população de 144.386 habitantes, segundo o IBGE 2007. Posui o IDH de 0,814, que é considerado elevado.
As principais atividades econômicas são: Comércio, industria e o turísmo.
Por ser uma cidade basicamente turistica, existe uma preucupação muito grande com o destino dado aos resíduos gerados nela, preocupação esta que se estente desde departamentos públicos como hospitais, escolas, creches, até setores privados como industria, comércio e agricultura.
O presente trabalho tem como objetivo diaguinosticar a situação do lixo produzido na cidade apartir de pesquisas de campo realizadas no período de 01/03/2010 a 31/03/2010.
2 LEI MUNICIPAL PARA GESTÃO DOS RESÍDUOS:
Em 13/10/2006 a Prefeitura de Poços de Caldas criou uma legislação especifica para gestão dos resíduos em nossa cidade. A lei 8316/2006 que tem como objetivo promover a inclusão social de catadores, implementar a coleta seletiva no município bem como a preservação e melhoria da qualidade do