Trabalho Gestalt Word
CAMPUS DE PINHALZINHO
Angélis Sulzbacher
Bruna Mara Rodrigues
Deise Santos Silva
Karin Cristiane Corradi
Letícia Maria Both
GESTALT
Pinhalzinho/SC
2015
GESTALT
O QUE É GESTALT?
A Gestalt é uma teoria que se preocupa em estudar como os seres humanos percebem as coisas. Enfoca as leis mentais, ou seja, os princípios que determinam a maneira como percebemos as coisas.
Ela diz que nossa percepção não se dá por “Pontos Isolados”, mas sim, por uma visão de um “Todo”. Então, funda-se na ideia de que o todo é mais do que a simples soma de suas partes. Sendo assim, a Gestalt critica a ideia do behaviorismo de estudar o comportamento através da relação estímulo, e critica também a ideia Wunditiana de tentar analisar a consciência em partes.
ORIGEM
Gestalt é uma palavra, pronunciada "guestalt", de origem alemã que pode ser traduzida aproximadamente como, “Forma Total” ou “Forma Global”. Surgiu no início do século passado, na Alemanha, e teve como principais expoentes Kurt Koffka (1886-1940), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Max Werteimer (1880-1943).
O artigo “Estudos Experimentais da Percepção do Movimento”, publicado por Wertheimer em 1912 é considerado o marco do começo da escola de pensamento da psicologia da Gestalt.
PERCEPÇÃO
Para a Gestalt a percepção a organização ocorre instantaneamente, ela é inevitável e espontânea sempre que olhamos ao nosso redor. Para os Gestaltistas a percepção encontra-se entra o estimulo do meio e resposta do indivíduo, o que ele percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.
A percepção é uma totalidade e a tentativa de analisa-la ou reduzi-la provoca sua destruição, ele não pode ser explicado apenas como uma reunião de elementos sensoriais e nem como uma simples soma das partes. Na psicologia da Gestalt para entendermos o comportamento de um indivíduo é preciso não só o que ele percebe mas também como ele percebe. A Gestalt diz ainda, que nosso