Trabalho Gest o do Conhecimento
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA,
PESQUISA E EXTENSÃO
NÚCLEO COMUM EM ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL
Sete Lagoas 2015
ESTUDO DE CASO: FIOCRUZ – GRUPOS DE TRABALHO E COMUNIDADES VIRTUAIS: COMO A FIOCRUZ ORGANIZOU O CONHECIMENTO DIFUSO E QUALIFICOU SEUS AMBIENTES WEB.
1. Faça um breve relato do problema descrito pelo estudo de caso e solucionado por abordagens de gestão do conhecimento.
Resposta: A FRIOCRUZ necessita iniciar um processo de organização do conhecimento em relação ao seu ambiente web, visando maio qualidade dos produtos e dos processos de trabalho, bem como a integração da vasta rede sócio técnica. Dentre os problemas encontrados, podemos citar:
Insuficiência das redes lógicas
Decadência de equipamentos e sistemas
Incompatibilidade entre equipamentos e sistemas
Má qualidade de conteúdo e formatos
Ausência de padronização
Ausência de planejamento e avaliação
Ausência de registro de processo e etapas.
2. As informações que foram obtidas, armazenadas e disponibilizadas pelos recursos informacionais (bibliotecas, centros de informação/documentação, bibliotecas digitais, intranet, portais corporativos, bases de conhecimento, dentre outros) e pela atividade de acompanhamento do ambiente de negócios (caso exista) atendem às necessidades informacionais das pessoas chave da organização, levando-se em consideração as atividades desenvolvidas por eles? Por quê?
Resposta: Sim. Após a realização do “Seminário Integração WEB” e criação dos GT’s (grupos de trabalho), apoiados pela Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (instância central encarregada de mobilizar e induzir políticas de interesse comum à Fiocruz), optou-se por utilizar uma ferramenta de comunidade virtual e um informe GT, onde os integrantes ficavam sabendo o que os outros estavam fazendo, as agendas de todos eles e os