Trabalho Gest o de Pessoas 2
Ambientação
Ambientação profissional é o tempo que um indivíduo precisa para se acostumar no novo emprego, sendo suas rotinas de trabalho, seus superiores hierárquicos, clientes, amigos de trabalho e o próprio ambiente. O ambiente é uma força poderosa com impacto no sucesso ou no insucesso das organizações. O ambiente organizacional é o conjunto de forças, tendências e instituições, tanto externas como internas a organização, que tem potencial para influenciar o seu desempenho.
Socialização na empresa
Socialização ou sociabilização é o processo através do qual os indivíduos aprendem e interiorizam as normas e os valores da cultura da empresa. Esta aprendizagem permite-lhes obter as capacidades necessárias para desempenharem com êxito o seu papel de interação social. A socialização é a conscientização da estrutura social que envolve uma pessoa.
Para Chiavenato, a maneira que as organizações recebem o seu novo colaborador e os integram a sua cultura, e a sua realidade chama-se socialização organizacional. O processo de socialização organizacional busca inserir, adaptar e manter o novo colaborador na cultura da organização, bem como o tornar um membro da mesma. É neste processo também que o colaborador deverá incorporar todas as representações e informações que o orientarão sobre a cultura da empresa (BANOV, 2011).
As organizações propõem estratégias diferentes para socializar os novos colaboradores, e estas estratégias padronizam distintamente experiências de aprendizagem destes colaboradores em um novo papel organizacional específico (VAN MAANEN, 1996).
A importância da socialização nas Organizações.
A adequação de novos colaboradores em locais de trabalho está cada vez mais complexa e tem sido um dos grandes desafios enfrentados pelas organizações. Um grande número de organizações tem optado por planejar esse processo desenvolvendo programas formais de socialização. A socialização é o processo de familiarização