Trabalho gerencial da Enfermagem
O trabalho de enfermagem,assim como o trabalho em saúde,integra a prestação de serviços à saúde,como parte do setor terciário da economia brasileira,e,portanto,tem características distintas do trabalho agrícola ou industrial.
Na atualidade,a transformação do objeto de trabalho em saúde e enfermagem pode s dar tanto na perspectiva da promoção como da prevenção e-ou recuperação da saúde. Nesse saúde não é apenas ausência de doenças,mas qualidade de vida e emancipação dos sujeitos-usuários e trabalhadores.
O trabalhador de enfermagem,particularmente,transforma o objeto utilizando um saber específico,em uma dada estrutura física,bem como outros instrumentos próprios,ou seja,métodos,materiais,equipamentos,visto que o saber técnico constitui instrumento de trabalho.
A enfermagem moderna surge na Inglaterra,com Florence Nightingale,na segunda metade do século XIX,quando se institucionaliza como área específica de trabalho. Essa institucionalização ocorre,em m primeiro momento,dada a necessidade de organizar os hospitais militares para o cuidado do corpo do soldado no transcorrer da Guerra da Crimeia.
O trabalho de enfermagem organizou-se em três direções:no sentido de organizar o cuidado do doente,o que se deu pela sistematização das técnicas de enfermagem;no sentido de organizar o ambiente terapêutico,por meio de mecanismos de purificação do ar,limpeza,higiene e outros;e no sentido de organizar os agentes de enfermagem,por meio do treinamento,utilizando as técnicas e mecanismos disciplinares.
Depreende-se daí que a enfermagem moderna surge exercendo o gerenciamento,pois assume tanto a organização do ambiente quanto a organização e treinamento dos agentes.
No decorrer do século XIX,com o pleno desenvolvimento do capitalismo industrial,torna-se efetivamente difundida a gerência como instrumento desse modo de produção,que consolida a divisão técnica do trabalho.
O processo de trabalho de enfermagem particulariza-se em uma rede ou