TRABALHO GERA O E DISTRIBUI O 2
MATO GROSSO
DEPARTAMENTO DA ÁREA DE ELETRO-ELETRÔNICA - DAEE
DOUGLAS FRANCISCO CARDOSO AZEVEDO
SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO
Cuiabá -MT
Junho 2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – IFMT
CARACTERÍSTICA DO SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO
Para geração e transmissão de energia elétrica, o país conta com um sistema (conjunto composto por usinas, linhas de transmissão e ativos de distribuição) principal: o SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL, que abrange a maior parte do território brasileiro, Sul, Sudeste, Centro – Oeste, Nordeste e parte da região Norte. Além disso há diversos sistemas de menor porte, não conectados ao SIN, chamados de SISTEMAS ISOLADOS, que concentram principalmente na região Amazônica, devido as características geográficas da região, composta por florestas densa e heterógena, de rios caudalosos e extensos, dificultaram a construção de linhas de transmissão de grande extensão que permitissem a conexão ao SIN.
DISTRIBUIÇÃO
A conexão e atendimento ao consumidor, qualquer que seja o seu porte são realizados pelas distribuidoras de energia elétrica.
As distribuidoras são empresas de grande porte que funcionam como elo entre o setor de energia elétrica e a sociedade. Nas redes de transmissão, após deixar a usina, a energia elétrica trafega em tensão que varia de 88 kV (quilovolts) a 750 kV. Ao chegar as subestações das distribuidoras, a tensão é rebaixada e, por meio de um sistema composto por fios, postes e transformadores, chega à unidade final em 127 volts ou 220 volts.
TRANSMISSÃO
O segmento de transmissão é composto em 2008 por mais de 90 mil quilômetros de linhas e operado por 64 concessionarias.
A grande extensão da rede de transmissão no Brasil é explicada pela configuração do segmento de geração, constituído na maior parte, de usinas hidrelétricas instaladas em localidades distantes dos centros consumidores.
A principal característica desse segmento é a sua