Trabalho Geoprossessamento
ALEXANDRE LOPES SINIGALHE
geoprocessamento, E SENSORIAMENTO AMBIENTAL EM NOVA FRIBURGO
Nova Friburgo
2009
ALEXANDRE LOPES SINIGALHE
geoprocessamento, E SENSORIAMENTO AMBIENTAL EM NOVA FRIBURGO
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Técnicas de Geoprocessamento em Estudos Ambientais.
Orientador: Prof. Thiago Augusto Domingos.
Nova Friburgo
2009
Introdução.
O geoprocessamento é uma potente ferramenta que utiliza técnicas computacionais e matemáticas para o tratamento de informações geográficas (Moreira, 2005). Os instrumentos computacionais do geoprocessamento chamados de sistemas de informações geográficas permitem a criação e análise de um numeroso e complexo banco de dados georreferenciado (Câmara & Medeiros, 2005).
A utilização do geoprocessamento vem crescendo, mundialmente, e influenciando de maneira crescente as áreas de cartografia, análise de recursos naturais (Florenzano, 2002), transportes, mineração (Frauendorf,et. al. 2005), comunicações, energia, planejamento urbano e regional (Silva & Zaidan, 2004).
Nesse estudo, foi utilizado o geoprocessamento para auxiliar na avaliação de impacto geoambiental de um manancial, visando à obtenção de uma melhor qualidade de vida para toda a população.
O objetivo do trabalho é mostrar algumas das técnicas da ferramenta geoprocessamento que serviram de apoio, desde a fase preliminar de avaliação até os estudos confirmatórios. E, certamente, ainda, servirão como base para o posterior monitoramento e remediação dos prováveis impactos.
SENSORIAMENTO
O Sensoriamento Remoto é composto ativamente de diferentes maneiras por diversos autores, sendo a definição