Trabalho Geomecanica
Os agregados são matérias sem forma e volume definidos, de dimensões e propriedades adequadas para o uso em obras de Engenharia Civil. Os agregados podem ser naturais ou artificiais, os naturais são aqueles encontrados na natureza, enquanto os artificiais são obtidos através de processos industriais.
Os agregados são classificados em miúdos e graúdos conforme o tamanho dos fragmentos, são classificados como fragmentos miúdos aqueles que passam pela peneira ABNT de 4,8 mm e ficam retidos na peneira ABNT de 0,075 mm, enquanto os fragmentos graúdos são aqueles que passam por uma peneira de malha quadrada com abertura nominal de 152 mm e ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm.
Esses compostos podem ser obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulados, fragmentados naturalmente ou por processos industriais, podem ser oriundos de rochas sedimentares ou metamórficas.
As propriedades físicas e químicas dos agregados são essenciais para a vida das estruturas. A seleção inadequada de agregados podem causam falências nas estruturas e vários acidentes na construção civil.
Considerando como produto básico da construção civil, o concreto de cimento portland utiliza, em média, por metro cúbico, 42% do agregado graúdo, 40% de areia, 10% de cimento, 7% de água e 1% de aditivos químicos. Como se observa, cerca de 70% do concreto é constituídos de agregados. Decorre daí a importância da escolha adequada de agregados.
2. Características Físicas e Químicas dos Agregados
Os agregados mais utilizados são a areia, o cascalho e a brita. O conhecimento sobre sua propriedades e características físicas e químicas são extremamente necessários para a escolha do material adequado para cada tipo de construção, tomando fatores como resistência mecânica, retração e economia para se obter o agregado mais viável para cada tipo de construção a ser feita.
Durante a escolha, algumas propriedades são consideradas tais como, minerais